domingo, 18 de outubro de 2009

O que não tem remédio...

Tal como prometido, aqui vai o texto vencedor da sondagem! Comecem já a votar para o próximo...


Se o homem fosse feito para estar sozinho, havia uma ilha deserta para cada um de nós! É na partilha, no desacordo, no contacto com os outros que aprendemos a ser gente. No entanto,"todos temos as nossas próprias guerras para enfrentar", alguém me dizia... e é bem verdade!

Não vale a pena, por muito que o desejemos, tentar assumir o lugar dos outros e enfrentar, no lugar deles, os medos, as inseguranças, as ameaças... é uma guerra que têm de travar sozinhos e nós, aceitando a ausência de vontade da nossa ajuda, nada mais podemos fazer que estar presentes e disponíveis para limpar as feridas e oferecer o colo... as vezes que forem precisas...

Na angústia de os ver á beira do abismo (e continuarem a acreditar que saltar é a única solução) até nos esquecemos das nossas próprias guerras e das muitas vezes que também foi necessário saltarmos para aprendermos alguma coisa... e tinha sido tão bom se tivéssemos tido o colo de alguém...

Por isso, o que não tem remédio, remediado está!

Tudo o que está ao nosso alcance é fazer sentir a quem nos é querido que, se saltar, terá lá em baixo uma almofada para amortizar a queda... se partir para a guerra cá nos encontrará quando chegar... sem julgamentos nem cobranças!

1 comentário:

  1. «Tudo o que está ao nosso alcance é fazer sentir a quem nos é querido que, se saltar, terá lá em baixo uma almofada para amortizar a queda... se partir para a guerra cá nos encontrará quando chegar... sem julgamentos nem cobranças!»

    Oh, gostei tanto deste excerto. É assim que penso. É bom sabermos que há quem nos apoie, independentemente das escolhas que façamos, que haja quem esteja ‘sempre lá’, que nos apoie com verdade (com a sua verdade), que nos avise, mas que nos dê espaço para a Nossa decisão. E assim é. Sorrir com as nossas vitórias, envolverem-nos aquando as pequenas derrotas. Assim pode-se ser feliz.

    É bom saber que há quem nos Ame. É bom. Uma nova força, mesmo quando a pessoa julga que já não a tem, renasce, floresce, cresce!! :)

    Nenhum Homem é uma Ilha (Pierre Teilhard de Chardin, 1881) - "Uma pessoa é uma coisa muito complicada. Mais complicado do que uma pessoa, só duas. Três, então, é um caos, quando não é um drama passional. Mas as pessoas só se definem no seu relacionamento com outras. Ninguém é o que pensa que é, muito menos o que diz que é (...) Ou seja, ninguém é nada sozinho, somos o nosso comportamento com o outro." , Luiz Fernando Veríssimo

    Beijinho, Mar*

    ResponderEliminar